Ao começar a trabalhar com Orientação Profissional e de Carreira, é importante que decida qual será o seu público-alvo. Essa escolha facilita não só na estratégia de atração de clientes, como no momento de optar por formações, cursos e leituras para se especializar.
Nesse momento, é muito comum surgir uma pergunta: Mas se eu escolher um nicho, vou perder clientes?
Não, você não vai! Você pode e deve continuar atendendo clientes diferentes do seu nicho, se for da sua vontade. Direcionar o seu público, não te fará perder clientes. Pelo contrário! Você será vista como referência em determinado assunto e passará confiança e credibilidade não só para o seu nicho, mas para quem se interessar em seu trabalho.
Para te ajudar na hora da escolha do nicho, selecionei algumas perguntas essenciais.
Confira abaixo e utilize as respostas para refletir sobre o público-alvo que gostaria de atrair:
- Qual público prefere atender? Adolescentes, jovens universitários, adultos?
- Quais são as opções de intervenção em OPC ligadas ao público que escolheu?
- Qual dessas opções você tem mais interesse?
- Qual dessas opções você tem mais habilidade para conduzir?
Se quer aprender a conduzir atendimentos de Orientação de Carreira para adultos insatisfeitos com o seu momento profissional, clique aqui e conheça a Formação em Orientação de Carreira. A única capacitação profissional da área reconhecida pelo MEC, através da Faculdade Brasília.