1) Tenha clareza do seu objetivo profissional. Esse objetivo pode ser um cargo, uma profissão ou uma carreira específica. Não é por acaso que esse é o primeiro passo, é fundamental saber a direção do seu caminho antes de começar a caminhar.
2) Pesquise as exigências de mercado em relação ao seu objetivo. Formação (é necessária uma Graduação, Pós ou cursos mais curtos bastam?), tempo de experiência, conhecimentos, principais atividades/responsabilidades.
3) Identifique as suas forças e fraquezas em relação ao objetivo, considerando a pesquisa de mercado que fez.
Forças: características que você possui e estão aderentes com a posição desejada. Fraquezas: características que são exigidas para a posição desejada e que você não possui.
4) Desenhe o seu PDI (Plano de Desenvolvimento Individual), considerando desenvolver ou melhorar aquilo que observou como fraqueza. Lembre-se de descrever o que fará, quando fará e como fará. Sem prazo de conclusão seu PDI terá um risco maior de ser procrastinado, afinal plano sem prazo é sonho!
O PDI é uma peça indispensável no processo de Orientação de Carreira. Clique aqui para saber mais sobre o método criado por mim para ajudar profissionais infelizes com suas carreiras a redirecionarem seus passos em direção ao sucesso!
Me acompanhe também em outras plataformas:
Instagram: https://www.instagram.com/fabiana.abath/
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/fabianaabath/