Os 3 processos têm como objetivo auxiliar no processo de escolhas profissionais, porém com focos e métodos distintos.
Orientação Vocacional
Esse termo não é mais utilizado em consequência da evolução dos estudos na área, mas tinha como propósito ajudar o indivíduo a encontrar sua vocação profissional. O orientador realizava análise de aptidões através da aplicação de testes e o foco era na primeira escolha: a escolha da profissão, curso universitário ou profissionalizante.
Orientação Profissional
Direcionada aos adolescentes e com foco na primeira escolha, é a versão melhorada da Orientação Vocacional. Além da aptidão, também são considerados fatores sociais, políticos e econômicos no processo de tomada de decisão.
Orientação de Carreira
Tem como propósito ajudar adultos insatisfeitos com as escolhas profissionais até então e que desejam percorrer novos caminhos. Também é chamada por alguns autores de Reorientação Profissional. O orientador apoia o orientado a tomar novas decisões profissionais, e a planejar a carreira de forma integrada com o seu plano de vida, com responsabilidade e assertividade.
Quer se tornar uma Orientadora de Carreira e impactar positivamente a vida dos profissionais infelizes? Clique aqui para saber mais sobre a minha Formação!
Me acompanhe também em outras plataformas:
Instagram: https://www.instagram.com/fabiana.abath/
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/fabianaabath/