Orientação de carreira como prevenção ao Burnout

O trabalho é uma parte importante da vida de muitas pessoas e pode ter um impacto significativo em sua saúde mental. Quando o trabalho é insatisfatório, estressante ou desmotivador, pode levar a problemas como estresse, ansiedade, depressão e outros transtornos mentais.

O adoecimento mental relacionado ao trabalho é um problema sério, que pode ter um impacto negativo na vida pessoal e profissional dos trabalhadores. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o estresse ocupacional é a principal causa de absenteísmo no trabalho no mundo.

A orientação de carreira é uma ferramenta que pode ser usada para prevenir e tratar o adoecimento mental relacionado ao trabalho. Por meio da orientação, os profissionais podem desenvolver uma compreensão mais clara de seus interesses, habilidades e valores, e identificar carreiras que sejam mais adequadas para eles.

A orientação de carreira também pode ser uma parte importante do tratamento do adoecimento mental relacionado ao trabalho. Para pessoas que já estão experimentando sintomas de estresse, ansiedade ou depressão, a orientação pode ajudar a:

  • Desenvolver um plano de carreira que seja mais adequado às suas necessidades.
  • Aprender a lidar com o estresse e a ansiedade no trabalho.
  • Desenvolver uma carreira mais equilibrada.

A orientação de carreira é uma ferramenta muito importante na luta pela prevenção do burnout. Você não precisa ser psicóloga para atuar como orientadora, mas conhecer a psicologia é essencial para o manejo com acolhimento a pessoas que estão passando por momentos difíceis e delicados.

Se você deseja apoiar adultos insatisfeitos profissionalmente na transformação de suas carreiras, conheça o Método GROWP©. Nele, você aprende a conduzir o processo de OC com segurança e com embasamento da psicologia

Clique aqui e comece já a única capacitação profissional em orientação de carreira totalmente on-line reconhecida pelo MEC.