A tomada de decisões profissionais é um processo complexo que envolve diversos fatores, como nossos valores, interesses, habilidades e oportunidades disponíveis. Para tomar boas decisões, é importante que tenhamos clareza sobre o que é importante para nós e que seja avaliado cuidadosamente as opções disponíveis.
Quando você se torna uma orientadora de carreira, é fundamental que tenha conhecimento dessa dificuldade dos clientes, acolha e apoie direcionando para uma escolha consciente e segura. Por isso, conhecer ferramentas que ajudam nesse momento da tomada de decisão ajuda na sua confiança no atendimento.
A autora Kathia Maria Costa Neiva apresenta cinco tipos de critérios que podem ser considerados para tomar decisões profissionais:
- Ambiente de trabalho: onde quero trabalhar, em que tipo de ambiente, em qual local.
- Objetos e conteúdos de trabalho: com o que quero trabalhar, quais temas, quais objetos.
- Atividades de trabalho: o que quero fazer.
- Rotina de trabalho: qual rotina quero ter, trabalhar quantas horas por dia, em qual período, quais dias da semana.
- Retornos de trabalho: como quero ser recompensada (emocionalmente e financeiramente) pelo meu trabalho.
Esses critérios podem ser adaptados às necessidades e prioridades individuais. Por exemplo, para uma pessoa que valoriza a flexibilidade, o critério “rotina de trabalho” pode ser mais importante do que o critério “objetos e conteúdos de trabalho”.
Tomar decisões profissionais é um processo desafiador, mas também pode ser muito gratificante. Se preparar, aprender um método e se manter atualizada na sua área, pode te ajudar a direcionar seus clientes a tomar decisões conscientes e seguras que os levarão a uma carreira de sucesso.
Se você deseja trabalhar como Orientadora de Carreira apoiando clientes nesse processo de escolhas profissionais, precisa conhecer o Método GROWP, a única capacitação profissional em Orientação de Carreira 100% on-line e com reconhecimento pelo MEC no Brasil que já fez a diferença em mais de 100 alunas. Clique aqui e comece já!