Para quem não está acompanhando desde o início, vou contextualizar. Estou escrevendo aqui no blog sobre os fatores que influenciam nas escolhas profissionais. No primeiro artigo falei sobre os fatores políticos, econômicos e sociais. No segundo artigo eu apresentei o Questionário do Compromisso Social como um dos instrumentos que podem ser utilizados para explorar esses fatores junto ao orientado.
Agora vou me dedicar a explicar os fatores educacionais. O sistema de ensino, e as políticas e diretrizes educacionais influenciam (direta e indiretamente) na escolha de nossos orientandos. Um exemplo bem atual é a Reforma do Ensino Médio, anunciada recentemente pelo Ministério da Educação, que trará profundas alterações na forma como a grade de disciplinas é organizada, e também antecipará a idade de escolha profissional do jovem.
Conhecer o sistema de ensino vigente, as formas de ingresso no ensino superior e os cursos disponíveis, os caminhos profissionais possíveis após a conclusão do ensino médio, é conhecer a realidade em que o orientando está inserido. É saber sobre aquilo que está no “entorno” de seu processo decisório.
Por isso, é vital que o Orientador Profissional esteja conectado com essas informações. E além disso, é necessário conhecer em qual sistema de ensino o seu cliente está inserido (público ou privado), como é o seu desempenho escolar, quais são as disciplinas de melhor e pior desempenho, qual é a sua relação com a escola e etc.
Você, Orientador Profissional, deve trabalhar aprofundar esse fator na primeira etapa do processo de Orientação Profissional: na etapa de autoconhecimento. No próximo artigo eu compartilharei um instrumento que o apoiará a trabalhar isso com seu cliente: Gráfico da vida escolar. Até lá!