Como aplicar o questionário do Compromisso Social
26 de abril de 2017
Como aplicar o Gráfico da Vida Escolar e Profissional
2 de maio de 2017

Fatores que influenciam nas escolhas profissionais: fatores educacionais

Para quem não está acompanhando desde o início, vou contextualizar.  Estou escrevendo aqui no blog sobre os fatores que influenciam nas escolhas profissionais.  No primeiro artigo falei sobre os fatores políticos, econômicos e sociais.  No segundo artigo eu apresentei o Questionário do Compromisso Social como um dos instrumentos que podem ser utilizados para explorar esses fatores junto ao orientado.

Agora vou me dedicar a explicar os fatores educacionais.  O sistema de ensino, e as políticas e diretrizes educacionais influenciam (direta e indiretamente) na escolha de nossos orientandos. Um exemplo bem atual é a Reforma do Ensino Médio, anunciada recentemente pelo Ministério da Educação, que trará profundas alterações na forma como a grade de disciplinas é organizada, e também antecipará a idade de escolha profissional do jovem.

Conhecer o sistema de ensino vigente, as formas de ingresso no ensino superior e os cursos disponíveis, os caminhos profissionais possíveis após a conclusão do ensino médio, é conhecer a realidade em que o orientando está inserido.  É saber sobre aquilo que está no “entorno” de seu processo decisório.

Por isso, é vital que o Orientador Profissional esteja conectado com essas informações.  E além disso, é necessário conhecer em qual sistema de ensino o seu cliente está inserido (público ou privado), como é o seu desempenho escolar, quais são as disciplinas de melhor e pior desempenho, qual é a sua relação com a escola e etc.

Você, Orientador Profissional, deve trabalhar aprofundar esse fator na primeira etapa do processo de Orientação Profissional: na etapa de autoconhecimento.   No próximo artigo eu compartilharei um instrumento que o apoiará a trabalhar isso com seu cliente: Gráfico da vida escolar.   Até lá!