Especialista ou Generalista? Como definir qual carreira seguir na área de RH

Quando alguém escolhe trabalhar na área de RH, muitas vezes, passa pela seguinte dúvida: ser especialista em uma área de gestão de pessoas ou generalista?

Se você está vivendo esse dilema na escolha da sua carreira, então esse artigo é para você. Vou te dar três passos que te ajudarão a definir qual caminho seguir!

 

Passo 1) Aprofunde o autoconhecimento

Saber o que você gosta e não gosta de fazer, definir seu estilo de trabalho e os temas que mais gosta é o primeiro passo para desenhar sua carreira. Nessa etapa, testes de perfil comportamental e autoavaliação de competências podem ajudar.

Clique aqui para ler meu artigo sobre a Importância do Autoconhecimento no Planejamento de Carreira.

 

Passo 2) Pesquise as opções de seu interesse

Não dá para tomar uma decisão séria como essa (é sua carreira que está em jogo!) baseado em “achismos”. Então, busque profissionais que estão atuando nas áreas especialistas de seu interesse (como, por exemplo, DP / Folha de Pagamento, Treinamento, Recrutamento e Seleção, Cargos e Salários e etc.) e outros profissionais que estão atuando como generalista e pergunte como é, na prática. Vale perguntar: rotina na área, formação necessária, tempo de experiência exigido, remuneração média. Além disso, é preciso verificar como está o mercado de trabalho (muitas vagas, poucas vagas, é uma atuação que está em ascensão ou declínio e outras informações semelhantes). Se não conhecer ninguém para entrevistar, vale buscar essas informações no perfil do LinkedIn das pessoas.

 

Passo 3) Analise as informações que levantou e tome a decisão

Chegou a hora de você definir o passo que vai dar! Você vai fazer isso analisando o resultado da etapa 1 (autoconhecimento) e comparando com as informações que você coletou na etapa 2 (pesquisa das opções de seu interesse). Para facilitar, para cada opção que você considerar, faça duas colunas: uma de pontos fortes e outra de pontos fracos. Descreva tudo. Fica mais ou menos assim (o que eu escrevi é só exemplo, ok?).

 

PONTOS FORTES PONTOS FRACOS
Atuação na área de Treinamento
  • eu gosto de dar treinamentos
  • tenho facilidade de explicar
  • vagas em médias e grandes empresas
  • poucas vagas disponíveis
  • não tenho experiência na área
  • lidar com o mesmo tema o tempo todo.
Atuação como generalista
  • eu gosto de lidar com temas diversos.
  • vagas em pequenas, médias e grandes empresas
  • perfil mais procurado na área de RH
  • entender de vários processos de RH (até os que eu não gosto).

 

Ao final desses passos você terá mais clareza de qual caminho seguir e assim poderá focar naquilo que realmente faz sentido como caminho de crescimento profissional para você.

Quer saber mais? Me acompanhe aqui no blog e nas redes sociais.

Veja também

image
18 mar, 2024

Orientação de carreira: o impacto da aplicação de testes no processo

A aplicação de testes no processo de orientação de carreira  é uma ferramenta valiosa, desde que utilizada com sensibilidade e foco no desenvolvimento do indivíduo. Acredite: o problema não está nos testes em si, mas sim na abordagem com a qual eles são aplicados. Eles não devem ser vistos como decisores do destino profissional, mas […]

image
26 fev, 2024

Como apoiar o planejamento de carreira do seu cliente

“A gente só planeja o que a gente sabe”, essa frase resume a grande falha de muitos profissionais que se aventuram no mundo do planejamento de carreira. Vender um plano sem antes ajudar o cliente a definir um objetivo claro é como construir uma casa sem alicerce: a estrutura pode até desmoronar. Por que definir […]

image
23 fev, 2024

Como superar o medo de começar a trabalhar com Orientação de carreira

“E se eu tentar e der errado?”. Essa é a pergunta que martela na mente de muitos profissionais que desejam ingressar na área de Orientação de Carreira, mas que se veem paralisados pelo medo do fracasso. Se esse medo te impede de perseguir seu sonho de se tornar Orientadora de Carreira, saiba que você não […]