Precisamos falar sobre a Síndrome de Burnout

Também conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional, a Síndrome de Burnout simboliza o grau máximo de adoecimento mental gerado na relação indivíduo-trabalho. Burnout é jargão inglês, aquilo que deixou de funcionar por absoluta falta de energia, incêndio interno.

 

A definição de Bernal (2010) para a síndrome é a seguinte:

“… a síndrome de esgotamento no trabalho seria uma resposta cognitiva, emocional e de conduta ao estresse crônico do trabalho, constituindo, portanto, um tipo especial de mecanismo de enfrentamento e de autoproteção frente ao estresse gerado pelas relações trabalhador-cliente, por uma parte, e pelas relações trabalhador-organização, por outra”.

 

Seus sintomas (físicos e emocionais) são muito parecidos com o estresse, e pode apresentar depressão como uma comorbidade.

 

Tipos de sintoma Descrição
Sintomas Físicos Fadiga crônica, cefaleias, insônia, transtornos gastrointestinais, perda de peso, dores musculares e etc.
Sintomas cognitivos-afetivos Distanciamento afetivo, irritação, receios, falta de concentração, baixa autoestima, pessimismo, indecisão e etc.
Sintomas comportamentais Faltas ao trabalho, abuso de drogas, condutas violentas, comportamentos de alto risco e etc.

Se você está apresentando sintomas semelhantes, procure rapidamente um médico para que receba os primeiros cuidados e orientações! Lembre-se de que não é vergonha estar doente. Procure ajuda!

 

Se você quer saber mais sobre essa Síndrome, acesse a apresentação que fiz em janeiro de 2018 sobre esse tema.

 

Na próxima semana, apresentarei os caminhos de tratamento possíveis não só para a Síndrome de Burnout, mas para qualquer outra doença que tenha surgido em função da relação adoecedora com o trabalho. Até lá!

Veja também

image
29 abr, 2024

Sinais de que o cliente não está pronto para Orientação de Carreira

Na orientação de carreira, você pode se deparar com diversos desafios, e um dos mais delicados é identificar quando o cliente não está apto para iniciar o processo. Isso pode ocorrer por questões financeiras, de saúde física ou emocionais que demandam atenção prioritária. Nesses casos, a sensibilidade e o profissionalismo são essenciais para auxiliar o […]

image
24 abr, 2024

Orientação de carreira: como saber se esse é o momento certo para o cliente fazer o processo

A orientação de carreira é um processo fundamental para auxiliar indivíduos na tomada de decisões conscientes sobre seu futuro profissional. No entanto, para que essa jornada seja realmente eficaz, é importante que o cliente esteja pronto para se engajar ativamente. A prontidão do cliente se manifesta em dois aspectos principais: físico e emocional.  A prontidão […]

image
22 abr, 2024

A importância da autorresponsabilidade na Orientação de Carreira

Na orientação de carreira, a autorresponsabilidade é um pilar fundamental para o sucesso do processo. Essa prática representa a capacidade do indivíduo de assumir o controle de sua vida profissional, reconhecendo seus pontos fortes e fracos, tomando decisões conscientes e se responsabilizando pelas consequências de suas ações. Ao assumir responsabilidade por suas escolhas, o cliente […]