A importância da intuição na transição de carreira
9 de março de 2016

Você está feliz com seu trabalho?

A questão da insatisfação com o trabalho é algo que vem tirando o sono de muitas pessoas não só no Brasil, mas no mundo.  Uma pesquisa citada pela revista Exame no artigo de título “Como encontrar satisfação no trabalho” aponta, por exemplo, que na Europa 60% dos profissionais escolheriam uma carreira diferente da que tem atualmente.  Sim, nossa relação com o trabalho mudou, nós mudamos. Mas o que se deve fazer quando questionamos nossa escolha profissional? O que fazer quando estamos insatisfeitos com nosso trabalho atual?

A relação do homem com o trabalho mudou ao longo do tempo.  Saímos de uma relação onde o trabalho era somente um meio de subsistência,  para uma relação de identificação.  Isso mesmo, o trabalho passou a ter significado, a dizer muito (em alguns casos tudo) sobre nós, passou a fazer parte de nossa identidade.  Evoluímos de um modelo onde o trabalho deixou de ser só uma forma de ganhar dinheiro, e passou a ser fonte de satisfação pessoal.  Mas quando a satisfação não vem, aí mora o problema.

Se esse é o seu momento entenda uma coisa importante: você tem escolha!  Mesmo que sua escolha seja não fazer nada para mudar a situação atual. Mas se você decidiu fazer algo para mudar, o primeiro passo é ter o mínimo de clareza de onde você quer chegar.  Experimente atividades novas, com pessoas novas, busque novos conhecimentos.  A etapa de planejamento é importante, mas se não sair do papel não adiantou de nada.

Ainda que tenha planejado e experimentado, ter ajuda profissional alavancará seu processo de transição; é aí que a orientação profissional e o coaching te apoiarão.  Através do processo de orientação profissional você terá oportunidade de refletir sobre sua escolha profissional e entender qual seria o melhor caminho de carreira a seguir. Com o coaching você definirá com clareza sua meta de carreira e terá ajuda profissional para atingí-la através de seus próprios recursos internos.  É possível transformar sua insatisfação com o trabalho em ação para mudança.

O processo de transição de carreira começa hoje e não no futuro.  A carreira é fruto de uma construção profissional que vem agregada de experiência e formação, ou seja, leva tempo.  Por isso, se você está dentro dos 60% da pesquisa citada no início do artigo, inicie hoje  a mudança que deseja em sua vida profissional.

Pular para a barra de ferramentas