Como Orientadora de Carreira, você precisa compreender que a sua produção de conteúdo deve estar alinhada à sua estratégia de captação de clientes. Dessa forma, a sua escolha de temas não será aleatória e você não dependerá da sua criatividade para postar.
Ter clareza de seus diferenciais como Orientadora de Carreira e definir um nicho dentro dos serviços possíveis oferecidos na área podem te ajudar a nortear a sua comunicação na rede social.
Se deseja produzir conteúdo no seu Instagram de forma estratégica, recomendo que siga o checklist abaixo:
- Escreva o conteúdo como se estivesse conversando com a sua cliente perfeita. Para isso, você precisa saber quem ela é.
- Faça uma lista dos temas centrais e secundários que tem a ver com a sua persona e com o seu nicho
- Defina quantas vezes na semana vai postar. O ideal é postar todo dia. Caso não seja possível, sugiro que poste 3 vezes na semana.
- Nos dois primeiros meses, invista em se posicionar como autoridade no nicho que escolheu, produzindo conteúdo de valor e despertando a consciência sobre a transformação que o seu trabalho causa.
- Com o objetivo definido, monte o seu calendário editorial definindo os temas que abordará em cada dia da semana.
- Tenha uma ferramenta para produção de conteúdo como um editor de texto ou uma planiha. Deixo aqui como sugestão utilizar o Trello.
- Após a produção, defina o formato: carrossel, post, vídeos, reels.
- Utilize os Stories para compartilhar sua rotina, curiosidades sobre você chamar a atenção para algo que publicou no feed.
Se você deseja iniciar na área de Orientação de Carreira e busca um método que te passe segurança para atender adultos insatisfeitos profissionalmente em diferentes fases da carreira, clique aqui e conheça a Formação em Orientação de Carreira. A única capacitação profissional da área de OPC totalmente on-line, especializada no atendimento de adultos, reconhecida pelo MEC através da FBr.