O que é sucesso profissional
24 de janeiro de 2018
A importância do networking para a carreira
24 de janeiro de 2018

O desafio de planejar a carreira em diferentes estágios da vida profissional

No dia 02 de janeiro de 2018 fiz uma enquete lá no Facebook e os seguidores da página registraram suas maiores dúvidas sobre Planejamento de Carreira.  Vou responder hoje a dúvida da Fernanda Stocco.  A pergunta dela foi a seguinte:

 

“Quais são os diferentes momentos do planejamento de carreira (antes de iniciar a vida profissional, durante e preparação para a aposentadoria)?”

 

Tem um autor chamado Edgar Schein que eu sou fã e que descreve 10 estágios de carreira. Para cada uma dessas fases existem necessidades de planejamento de carreira diferentes.  Vou descrever a seguir cada uma das fases e seus desafios no planejamento de carreira.

Estágio 1 – Crescimento, fantasia e exploração: período normalmente associado à infância e ao início da adolescência; nessa fase pensar em carreira profissional tem pouco significado, exceto em termos de estereótipo e objetivos de “sucesso”.

Estágio 2 – Educação e treinamento: pode durar meses ou anos, dependendo da profissão escolhida. Existem muitos pontos de mudança nesse estágio até que os objetivos ocupacionais se tornem claros.  Nesse estágio o desafio de planejamento de carreira está em definir o caminho profissional que seguirá.

Estágio 3 –Entrada no mundo do trabalho: é caracterizado por se um momento de colocar em prática aquilo que estudou e se preparou para executar. Requer capacidade de ajustamento entre a teoria e a realidade prática. A aprendizagem pessoal começa nesse período, no qual se desenvolve o conceito pessoal da ocupação. Nesse estágio o desafio de planejamento de carreira está em estabelecer critérios para definir o que é sucesso profissional para si e desenhar um plano de crescimento dentro do caminho profissional escolhido.

Estágio 4 –Treinamento básico e socialização: a duração e a intensidade desse período variarão conforme a ocupação, a organização, a complexidade do trabalho e o grau de responsabilidade que a sociedade espera da ocupação. Pode ser considerado como o estágio de maior fonte de aprendizado pessoal porque o indivíduo já responde às necessidades impostas pela organização e/ou ocupação. Nesse estágio o desafio de planejamento de carreira está em manter o curso de crescimento desenhado no estágio anterior, ou mudar a rota (caso não esteja gostando da carreira escolhida).

Estágio 5 – Reconhecimento como membro: depois de passar por alguns rituais ou tarefas a pessoa é reconhecida como profissional. Motivos e valores começam a ficar claros, assim como a pessoa passa a ter um reconhecimento de seus talentos, forças e fraquezas.

Estágio 6 – Reconhecimento de estabilidade e membro permanente: acontece entre os 5 e 10 primeiros anos de carreira. Período de estabilidade em que a pessoa consegue prever (de certa forma) o que ela pode alcançar a longo prazo. A estabilidade existe à medida que o trabalho continua existindo.

Estágio 7 – Crise do meio de carreira, reafirmação: trata-se de um período de questionamento das escolhas iniciais de carreira, ou sobre o nível alcançado, ou sobre o futuro.  Não está claro se se trata de um estágio ou de um período de crise, que pode acontecer ou não. Mais uma vez o desafio de planejamento de carreira está em escolher entre manter-se no mesmo caminho ou mudar a rota (mesmo depois de já ter alcançado reconhecimento e estabilidade).

Estágio 8 – Manutenção do status, com vantagem ou descrédito: os insights obtidos no estágio anterior resultam em decisões sobre como deve ser encaminhado o restante da carreira.  Trata-se de um período de reafirmação ou redefinição, como por exemplo: crescer mais rápido na carreira, equilibrar vida pessoal e profissional ou mesmo redefinir a área de trabalho.

Estágio 9 – Desligamento: inevitável declínio que ocorre pelo profissional começar a ficar menos envolvido com a trabalho e começar a se preparar para o estágio seguinte: a aposentadoria. Nesse estágio o desafio de planejamento de carreira está em preparar-se para a aposentadoria: identificar como ocupará o seu tempo, se continuará trabalhando ou não.

Estágio 10 – Aposentadoria: Pode implicar, ou não, na saída do indivíduo do mercado de trabalho.  É um momento de ajustamento em que as reações e implicações variarão de indivíduo para indivíduo.

 

Espero ter respondido a dúvida da Fernanda Stocco e ter ajudado você a planejar sua carreira!