Fatores que influenciam nas escolhas profissionais
20 de abril de 2017
Como aplicar o questionário do Compromisso Social
26 de abril de 2017

Fatores que influenciam nas escolhas profissionais: fatores políticos, econômicos e sociais

Dedico o primeiro artigo da série Fatores que Influenciam nas Escolhas Profissionais a falar dos temas que, arrisco dizer, são os menos trabalhados pelos Orientadores Profissionais.  Infelizmente, alguns Orientadores focam nos fatores Individuais (habilidades, preferências e etc.) e deixam de verificar a realidade em que o seu cliente está inserido.

Os fatores políticos, econômicos e sociais são aqueles que traduzem a realidade em que a pessoa está inserida.  Veja a seguir alguns exemplos que estão relacionados a cada um desses fatores:

Fatores políticos Políticas e decisões governamentais que impactam (diretamente e indiretamente) o mundo do trabalho e a educação. Exemplos: reforma da previdência, terceirização, revisão da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas).
Fatores econômicos São aqueles que impactam no mercado de trabalho, em relação a: nº de postos de trabalho, ampliação ou retração de um determinado setor, exigências para ser “empregável” e etc.  Exemplo: aumento do nº de desempregados, crise no setor de petróleo.
Fatores sociais Fatores que estão relacionados à organização das classes sociais, possibilidade de ascensão social, cultura e outros. Exemplo.: possibilidade de acesso ao curso superior, questão de gênero (“tal profissão é de mulher e tal é de homem”).

 

O cliente está imerso nessa realidade política, econômica e social.  Uma escolha profissional responsável e consciente, passa por entender o contexto em que está inserido e fazer a MELHOR ESCOLHA POSSÍVEL dentro desse contexto.

Você, Orientador Profissional, pode trabalhar esses fatores em duas etapas do processo de Orientação: nas etapas de autoconhecimento e da realidade externa.  No próximo artigo eu compartilharei um instrumento que o apoiará a trabalhar isso com seu cliente: o questionário do Compromisso Social.   Até lá!