Especialização, MBA ou Mestrado? Entenda as diferenças e escolha a melhor opção para você
20 de maio de 2016
A Importância do Autoconhecimento no Planejamento de Carreira
12 de outubro de 2016

Como realizar os seus sonhos

Provavelmente você já deve ter ouvido falar na importância em ter metas, em se planejar e etc.  A questão é que muitos falam disso, mas são poucos os que ensinam como estabelecer metas, e raros aqueles que te apoiam a sonhar grande.

Nesta semana a dica de leitura que dei no Facebook  foi o livro “Mais Rápido e Melhor” do autor Charles Duhigg.  Ele traz ótimas dicas de como estabelecer metas e realizar sonhos, que vou compartilhar aqui com vocês.

Antes de tudo você precisa saber o que é a metodologia SMART. SMART é um acrônimo em inglês com as inicias das características ideais que uma meta deve ter. São elas:

S M A R T
Específicas Mensuráveis Atingíveis Relevantes Temporais

(com prazos definidos)

Mas aí vem a pergunta: cumprir a metodologia SMART é suficiente para atingir seus objetivos maiores? Provavelmente, não.  Você precisa antes definir o que quer, qual é seu sonho. Sonhe alto, se force a ultrapassar suas barreiras.

E depois de definir um objetivo realmente desafiador, comece a dividi-lo em passos concretos de curto prazo.  Pergunte-se: que progresso realista é possível obter daqui a um dia da semana? Um mês?  Por exemplo: se sua meta é correr uma maratona, quantos quilômetros você vai conseguir correr por dia nas próximas três semanas? Assim você definirá metas próximas, ou seja, metas menores que se atingidas, aumentarão a probabilidade de que seu objetivo maior seja atingido.

Veja o exemplo que o autor traz no livro (p.112):

Qual é sua meta desafiadora?

(Correr uma maratona)

Qual é a sua meta, especificamente?

(Correr onze quilômetros, sem parar)

Como você vai mensurar o sucesso? Como saberá que está conseguindo?

(Correndo duas voltas no parque, sem parar)

Isso é realista?

(Sim, se eu acordar cedo três vezes na semana)

Isso é atingível?

(Sim, se eu correr todas as segundas, quartas e sextas)

Qual é o seu cronograma?

(Correr cinco quilômetros essa semana, e oito quilômetros na semana que vem.)

Concluindo: não importa só se suas metas cumprem toda a metodologia SMART.  O mais importante é ter um “sonho grande” e transformá-lo em um plano concreto e realista (é aí que a metodologia SMART ajuda).   Quer apoio para montar seu planejamento, priorizar as ações e se organizar? O coaching é uma ferramenta poderosa te apoia a transformar sonhos em realidade.